Vídeo: Funcionário encontra onça-parda dentro de barraca de praia, no Ceará
07/07/2025
(Foto: Reprodução) O animal foi recolhido por autoridades municipais e entregue ao Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) para passar por exames. Onça-parda é encontrada dentro de barraca de praia em Camocim (CE)
Um funcionário de uma barraca de praia encontrou uma onça-parda dentro do estabelecimento ao chegar para abrir o local na manhã desta segunda-feira (7), no município de Camocim, a cerca de 360 quilômetros de Fortaleza. O animal foi recolhido por autoridades municipais e entregue, no período da tarde, ao Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O animal é da espécie Puma concolor, conhecida como onça-parda. O funcionário a encontrou dentro de um compartimento da barraca usado para guardar bebidas. Depois, o proprietário da barraca acionou a Defesa Civil de Camocim, que foi ao local com a Autarquia de Meio Ambiente (AMA).
A barraca onde a onça estava fica localizada na Praia da Tatajuba, em uma área de dunas e com diversas lagoas próprias para o banho. Conforme os agentes, o animal é uma fêmea jovem, estava aparentemente sadia e não manifestou hostilidade.
Onça parda jovem foi encontrada dentro de barraca de praia em Camocim (CE)
Wanderson Lima
O secretário da AMA de Camocim, Roberto Caracas, disse que o animal não atacou ninguém e que ele estava acuado diante da presença de tantas pessoas. Ele disse que é a primeira vez que o aparecimento de uma onça-parda é registrado no município, embora já tenha havido relatos de avistamento. "[Os funcionários] Tomaram um susto quando viram o animal lá dentro", afirmou.
A onça foi contida pelos agentes municipais e posta dentro de uma gaiola fornecida pela Secretaria Estadual de Proteção Animal (Sepa). De tarde, com a chamada do BPMA, foi decidido que o animal seria levado para Fortaleza para a realização de exames.
Conforme a equipe de resgate, a onça apresentava um comportamento dócil, o que levantou suspeitas sobre a possibilidade de ela ter sido mantida ilegalmente em cativeiro. Por isso, somente após os exames será determinado se o animal será imediatamente reintegrado à natureza ou se vai passar por um processo de readaptação.
Equipes da Defesa Civil e da Autarquia de Meio Ambiente de Camocim, que participaram do resgate da onça e a entregaram ao Batalhão de Polícia do Meio Ambiente
Divulgação
O biólogo Hugo Fernandes, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), explica que a onça pode ser esparsamente encontrada em todo o território cearense, sobretudo no sertão e nas serras, mas que já houve registros dela no litoral, inclusive em Jijoca de Jericoacoara, próximo a Camocim.
"Ela não é um animal que oferece risco à vida humana, no sentido de atacar gratuitamente um ser humano para predá-lo. O ser humano não faz parte da dieta desse animal, não há registros de acidentes nesse sentido", explica Hugo Fernandes. "Agora, claro, é um animal silvestre e um animal que não tolera grandes aproximações, portanto é sempre importante manter uma distância segura".
No Brasil, a espécie é avaliada na categoria "vulnerável" na escala de risco de extinção, isto é, está ameaçada, mas não em situação crítica. No Ceará, porém, o cenário é mais grave, e as onças-pardas são classificadas como “em perigo”. A estimativa do Laboratório de Vertebrados Terrestres da UECE é que existam menos de 400 onças no Ceará.
"Trata-se de um animal que sofre com as pressões humanas, e que embora seja amplamente distribuído [pelo território do Ceará], há poucos indivíduos dentro desta área de distribuição", aponta Hugo Fernandes.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!
Top 5
1. Raridade
Anderson Freire
2. Advogado Fiel
Bruna Karla
3. Casa do pai
Aline Barros
4. Acalma o meu coração
Anderson Freire
5. Ressuscita-me
Aline Barros
Anunciantes
REUNIÃO OFICIAL NA EMBAIXADA DO BRASIL NO HAITI
Reunião Estratégica com o Ministro do Turismo do Haiti e a Câmara de Comércio Brasil-Haiti
Empresários brasileiros realizam visita oficial ao Haiti em busca de cooperação econômica e social Porto Príncipe, 13 de abril de 2025 Um grupo de empresários brasileiros realizou neste sábado, 13 de abril de 2025.