Trump diz estar pronto para impor novas sanções à Rússia após ataques aéreos a Kiev
07/09/2025
(Foto: Reprodução) Bombeiros combatem incêndio em área residencial de Kiev após ataque aéreo russo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar pronto para impor uma segunda fase de sanções à Rússia. Este é um sinal de que pode intensificar as medidas contra Moscou ou contra seus compradores de petróleo, diante da frustração do americano com a continuidade da guerra na Ucrânia.
A fala acontece após o maior ataque aéreo do Kremlin à Ucrânia, neste domingo (7). O bombardeio com drones e mísseis deixou ao menos quatro mortos pelo país.
Um prédio do governo ucraniano em Kiev também foi atingido. O presidente Volodymyr Zelensky condenou o ataque e pediu atenção dos aliados internacionais para a ofensiva russa.
Questionado por um repórter na Casa Branca se está pronto para aplicar a segunda etapa de sanções contra a Rússia, Trump respondeu: "Sim, estou".
LEIA TAMBÉM: Trump irá ao US Open como convidado da Rolex, apesar de impor altas tarifas à Suíça
O enviado especial dos EUA à Ucrânia, Keith Kellogg, condenou os ataques deste domingo em uma publicação no X.
"A história mostra que eventos podem sair do controle por meio de ações como essas. É por isso que o presidente Trump trabalha para encerrar esta guerra. O ataque não foi um sinal de que a Rússia quer acabar com o conflito por meios diplomáticos", escreveu Kellogg.
O presidente americano tem demonstrado frustração por não conseguir encerrar o conflito na Ucrânia, depois de prever, ao assumir o cargo em janeiro, que seria capaz de pôr fim à guerra rapidamente.
“Esses assassinatos agora, quando a diplomacia real já poderia ter começado há muito tempo, são um crime deliberado e um prolongamento da guerra”, afirmou Zelensky.
Donald Trump acena ao embarcar no Air Force One em Maryland, rumo a Nova York
Evelyn Hockstein/Reuters
Há cerca de três semanas, Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fizeram um encontro histórico no Alasca, nos EUA. Eles discutiram os termos para um tratado de paz entre os russos e ucranianos.
Na ocasião, Putin exigiu parte do território ucraniano como condição para dar um fim ao conflito. Na época, Trump fez coro ao líder russo, dizendo que a Ucrânia ainda ficaria com "muito território".
Dias depois, Trump também recebeu Zelensky e líderes europeus em Washington. O grupo rechaçou a exigência dos territórios e pediu garantias de que a Ucrânia não volte a ser atacada após o eventual fim da guerra.
Apesar das promessas de resolução para o conflito, nenhum acordo de cessar-fogo ou de paz foi assinado até o momento.
E mais: Trump aumentou a tarifa aplicada a produtos da Índia porque o país importa petróleo, energia e equipamentos militares da Rússia.
Trump afirmou ainda que a Índia também sempre comprou a grande maioria de seus equipamentos militares e de energia da Rússia, juntamente com a China, reiterando que o comércio entre os dois países acontece mesmo em um momento em que o mundo quer que Moscou "pare com a matança na Ucrânia".
Com informações de Reuters, AFP e Associated Press.
Entenda a ocupação russa na Ucrânia
Arte/g1
No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!
Top 5
1. Raridade
Anderson Freire
2. Advogado Fiel
Bruna Karla
3. Casa do pai
Aline Barros
4. Acalma o meu coração
Anderson Freire
5. Ressuscita-me
Aline Barros
Anunciantes
REUNIÃO OFICIAL NA EMBAIXADA DO BRASIL NO HAITI
Reunião Estratégica com o Ministro do Turismo do Haiti e a Câmara de Comércio Brasil-Haiti
Empresários brasileiros realizam visita oficial ao Haiti em busca de cooperação econômica e social Porto Príncipe, 13 de abril de 2025 Um grupo de empresários brasileiros realizou neste sábado, 13 de abril de 2025.