Cachorro morre após ataque de pitbull em bairro de Varginha; moradores dizem que não foi a primeira vez
18/12/2025
(Foto: Reprodução) Cão morre após ser atacado por pitbull sem focinheira em Varginha
Um cachorro que foi atacado por um pitbull no bairro Novo Tempo, em Varginha, morreu nesta quinta-feira (18). Segundo moradores, essa não foi a primeira vez que o mesmo cão atacou outros animais na região.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Na rua ainda há marcas do ataque. Em imagens feitas por moradores, é possível ver o momento em que o pitbull ataca o cachorro conhecido como Farofa. Moradores tentaram separar a briga usando um cano de PVC, mas não conseguiram.
Outra câmera de segurança mostra o momento em que Farofa está no portão de casa. Crianças percebem a chegada do pitbull e correm para se esconder em uma residência. Logo depois, o animal ataca o cachorro.
A estudante Rebeca Helena Pereira Amaral conta que estava em casa quando o cão dela, de 8 anos, foi atacado.
“Quando eu saí eu vi minha mãe chorando, aí eu vi uma muvuca. Olhei para o mato e o Farofa estava sendo pego pelo cachorro. Eu fiquei desesperada, corri até aqui, mas não consegui fazer nada, fiquei em choque. Depois ele foi para o meio da rua, começou a morder muito. O moço colocou a coleira nele e foi puxando o cachorro, só que nisso puxava também o meu cachorro, por isso que ficou essa marca de sangue aqui”, disse.
Cachorro morre após ataque de pitbull em bairro de Varginha
Reprodução EPTV
Um dia após o ataque, crianças voltaram a brincar na rua normalmente, mas moradores relatam preocupação. Rebeca afirma que o pitbull já teria atacado outras vezes no bairro.
“Esse pitbull já atacou três vezes. Teve um cachorro que precisou amputar a perna. O Farofa vai ficar sempre no coração, porque saía comigo, ficava no ponto e me esperava quando eu voltava da escola”, contou.
Em Minas Gerais, uma lei de janeiro de 2025 determina regras específicas para cães de grande porte, como Pitbull, Rottweiler, Doberman e Fila Brasileiro. A legislação exige uso de focinheira, coleira de identificação com nome, telefone e endereço do tutor, além de obrigar que a condução seja feita apenas por maiores de 18 anos. O descumprimento pode gerar multa.
O biólogo e adestrador de cães Mateus Silveira de Almeida explica que o pitbull não é agressivo por natureza.
“É um mito que o pitbull seja violento. Assim como outras raças de grande porte, ele pode ficar agressivo. O manejo adequado desde filhote é essencial, apresentando o cachorro a pessoas e outros animais entre 30 e 90 dias. Muitos donos negligenciam essa fase e só trabalham isso quando o cachorro já está reativo”, afirma.
Cachorro morre após ataque de pitbull em bairro de Varginha
Reprodução EPTV
Ele também orienta o que fazer em caso de ataque. “Quanto mais a gente grita ou bate no cachorro, mais agressivo ele fica. A forma mais segura é a asfixia mecânica, usando coleira, corda ou cinto, até que ele solte a vítima, para então retirar a pessoa ou o animal com segurança”, explica.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal foram acionadas. O pitbull foi levado para o canil municipal e permanece isolado por ser de grande porte.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!
Top 5
1. Raridade
Anderson Freire
2. Advogado Fiel
Bruna Karla
3. Casa do pai
Aline Barros
4. Acalma o meu coração
Anderson Freire
5. Ressuscita-me
Aline Barros
Anunciantes
REUNIÃO OFICIAL NA EMBAIXADA DO BRASIL NO HAITI
Reunião Estratégica com o Ministro do Turismo do Haiti e a Câmara de Comércio Brasil-Haiti
Empresários brasileiros realizam visita oficial ao Haiti em busca de cooperação econômica e social Porto Príncipe, 13 de abril de 2025 Um grupo de empresários brasileiros realizou neste sábado, 13 de abril de 2025.